quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Sugestões

Sugestões para futuras formações...

18 comentários:

  1. Não sei se é o caso dos colegas, mas eu ajudo a cuidar do recreio, e, mesmo sendo secretária, convivo muito com as crianças. Não sou professora, não tenho nenhuma formação com esse enfoque, da melhor forma de trabalhar com os alunos. Uma formação nesse sentido ajudaria bastante.

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  2. Concordo, acho que formação na área de Educação é essencial para o nosso trabalho, visto que estamos em ambiente escolar, mesmo nosso trabalho sendo administrativo, minha formação em Letras ajuda bastante.

    Raquel
    CEIM Mutirão

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  3. Larissa, podemos até pensar alguma coisa neste sentido, sem problemas. Mas o que tem que ficar bem claro, e, conforme orientação anterior, com também ja repassado aos gestores, que a atuação do Assistente técnico Educacacional - ATE, é exclusivamente na Secretaria da Escola. NÃO TEM e NÃO DEVE ter obrigação com os estudantes, seja na entrada, saida eóu na pausa dos mesmos.

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    1. Correto Agnaldo. Mas não podemos esquecer que trabalhamos numa escola. Apenas, como voce pediu, sugeri uma formação com esse enfoque. Além disso, por enquanto ninguem sugeriu mais nada.

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    2. Ok Larissa, é muito importante suas opiniões e sugestões, e continue a fazê-los. Conversando iremos amadurecendo as ideias.
      O Cargo de ATE, acredito por ser um cargo novo no Sistema Municipal, nas escolas "algumas" pessoas ainda não entenderam a verdadeira função e competências do cargo.
      Mas com toda certeza, vocês ATE´s, tem conhecimento e suas competências e contribuem além delas.

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  4. Penso que podemos trabalhar algo no sentido de melhorar o contexto relacional, quem sabe relações interpessoais, visando melhorar o atendimento tanto às crianças quanto à comunidade em geral.

    Outra coisa que poderia ser trabalhada, como a gente é solicitado sempre a fazer relatório para conselho tutelar e ministério público, é alguma coisa relacionada à forma de acesso aos direitos fundamentais dos cidadãos.

    Só dizer que uma criança é violenta ou coisas do gênero não resolve o problema. Penso que tenhamos que conhecer a rede de atendimento, além do sistema de educação, saber como funcionam as políticas de saúde e de assistência social, bem como o Ministério Público, Vara da Infância e o Conselho tutelar. Isso pode ajudar a atender melhor as crianças e as famílias, bem como trabalhar a escola para que se articule dentro da rede como um todo.

    Essa sugestão de formação não é só pra nós ATE's, mas também para gestores e orientadores, propondo uma articulação entre as políticas Municipais visando a melhoria do atendimento geral à população!

    Eduardo - EMEB Mutirão

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  5. Ahhh.. esqueci de dizer que a gente tem que começar a se articular, porque somos representados pelo SIMPROEL e se não me engano, neste ano tem eleição da diretoria.

    Recebi essa semana uma carta de um(a) candidato(a) a vereador(a) que me chamava de amigo professor!

    Nada contra, mas nossa classe ainda não é reconhecida dentro do sindicato e se não somos reconhecidos, como eles vão lutar pelos nossos direitos também?

    Precisamos nos articular!

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    1. Boa tarde,

      Concordo plenamente com o Eduardo, é muito importante nos articularmos em prol de nossa carreira. E podíamos procurar fazermos parte de uma chapa também.
      Vamos combinar uma reunião para discutirmos isso.

      Abraços!

      Mõnica
      EMEB Ondina Neves Bleyer

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  6. Boa tarde a todos,

    Em relação a formação, acredito que podíamos ter um ênfase em correspondências oficiais, pois estamos sempre emitindo tais documentos. E concordo com o Agnaldo, nossa OBRIGAÇÂO não é atender os aluno no recreio, entrada ou saída e sim a Secretária.

    Abraços!

    Mõnica
    EMEB Ondina Neves Bleyer

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    1. Infelizmente, Mônica, nem todas as escolas vivem a realidade do Ondina. Existe uma diferença muito grande entre obrigação e responsabilidade com a escola. AS pessoas se preocupam apenas com as suas obrigações. Isso é lamentável. Pediram para darmos sugestões. Estou tentando fazer isso.

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    2. Gente...
      Acho que aqui cabe o bom senso.
      Se há tempo pra cumprir todas as atribuições de ATE e tem gente que se sente à vontade pra ajudar com os alunos, tudo certo!

      O que não pode acontecer é uma função ser exercida em detrimento da outra. Mas, se não vai atrapalhar nas responsabilidades e nos prazos e a Larissa curte fazer isso, ótimo. Ela resolveu assumir mais essa responsabilidade.

      Só penso que uma formação para trabalhar com os alunos não contemplaria a todos os ATE, por isso sugeri algo relativo às relações interpessoais, pois aí teríamos noções de como atuar tanto com crianças quanto com adultos, sejam eles pais professores ou comunidade em geral!

      Abraços!

      Eduardo - EMEB Mutirão

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  7. Acabaram de trazer um aluno indisciplinado para a secretária. Não há outro lugar para ele ficar. Vou dizer ao professor que minha obrigação é cuidar somente da secretaria?

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    1. Somos sabedores que um caso para a Direção e Orientação Escolar.
      São situações como esta que os ATE estão levantando em suas respectivas UE. E ai nos perguntamos: É competência do ATE?
      Claro que existe as particularidades em cada UE, mas a inteção nossa é orientar o ATE sempre olhando suas competências.
      Vamos conversando... debatendo... aprendendo... ensinando...

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  8. Cada EMEB é uma realidade,e a quantidade de discente e docente é que condiciona a forma como trabalhamos. Quanto mais alunos e professores, mais ficamos envolvidos com relatórios, matrículas, transferências, censo,bolsa família, etc, ou seja, trabalhamos quase que exclusivamente na Secretaria da Escola.
    E já na EMEB menor, que é o meu caso, Penso que cumprindo todas as atribuições de ATE, devo ajudar em outras situações.

    SUGESTÃO:

    Concordo com Eduardo "Penso que tenhamos que conhecer a rede de atendimento, além do sistema de educação, saber como funcionam as políticas de saúde e de assistência social, bem como o Ministério Público, Vara da Infância e o Conselho tutelar."

    Patrick

    EmeB Bom Jesus

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  9. Pessoal, justamente a intenção era "provocar" no bom sentido, vocês! para a discutir, opinar, sugerir..., trocar experiências do nosso cotidiano, sempre com intuito de aperfeiçoaramos nossas atividades, e buscando soluções no coletivo.
    claro que que as opiniões vão divergir, mas tudo isso é válido e salutar.
    Excelentes sugestões estão surgindo...

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  10. Cada unidade escolar tem suas particularidades e peculiaridades, com realidades bem distintas. Conhecer bem a realidade e procurar entender as particularidades de nossa UE é de fundamental importância para trocarmos experiências.

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  11. Boa Tarde!

    Minha sugestão seria uma reunião com:ATE'S,gestoras/diretoras e Agnaldo. Onde o Agnaldo representando a Secretaria de Educação repasse as elas (novamente)as nossas competências/atribuições.
    Para que fique bem claro, por ser uma função nova é complicado para nós ATE's,para as gestoras e professoras, entenderem e aceitarem.
    E assim não ficaria somente nas nossas palavras, até porque é difícil nos indispor com as mesmas sendo que temos que trabalhar diariamente com elas...

    Abraços, e bom final de semana a todos.
    Eliana!
    CEIM - Filhos dos Funcionários

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  12. Acho também que seria interessante ter uma formação sobre os encaminhamentos ao conselho tutelar, pois geralmente temos dificuldade nessa parte. E também uma formação sobre o EJA, lançar notas semestralmente e coisas do gênero...

    Lalesca
    EMEB Izidoro Marin

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